Associação de Radioamadores de Cascais na Escolinha do Largo

Iniciativa no âmbito da VIII edição da Semana do Voluntariado Jovem da

Junta de Freguesia de Cascais Estoril

Efetuámos hoje uma formação / simulacro na Escolinha do Largo em Cascais

( Todas as fotos em https://www.facebook.com/pg/CS5ARLC/photos/?tab=album&album_id=632811456917614 )

Nesta atividade foi explicado aos alunos a importância de ser radio operador. O grupo foi dividido em dois onde foi criada uma unidade móvel e uma unidade fixa (comando).

Os alunos foram equipados a rigor com colete identificativo de RADIO OPERADOR, cartão de identificação e um equipamento de comunicações móvel (radio). Foi criado um cenário de catástrofe com uma maquete em LEGO e foi pedido aos elementos do grupo móvel que sejam capazes de descrever esse mesmo cenário via radio para a unidade de comando. Tudo em situação de dificuldade acrescida nomeadamente em stress e perda de concentração.

Os objetivos desta atividade foram a experiência em cenário de simulacro, uma situação de rádio operador em situação de emergência rádio tomando dessa forma conhecimento do funcionamento e atuação dos meios envolvidos.

Adquirir novos conhecimentos sobre a prática do radioamadorismo.

Enriquecimento curricular com novas matérias na temática emergência e proteção civil.

Ter contacto com material e equipamento técnico.

Foi um momento de muito trabalho com igual diversão, que julgamos ter proporcionado um dia diferente e especial aos alunos da Escolinha do Largo, a quem damos os parabéns por tamanho envolvimento, destreza e diligência.

José Cândido, CT5JYU

Com a participação de José Rodrigues CS7AJF

Também poderá gostar de ver...