No passado dia 6 de Dezembro e na sequência da assinatura de protocolo de colaboração entre a ARLC e a Câmara Municipal de Cascais através do Serviço Municipal de Proteção Civil, surgiu a necessidade de efetuarmos o 1º Exercício/Teste de cobertura rádio no Concelho de Cascais. Estiveram envolvidos 21 sócios da ARLC, foram testados 42 pontos (entre Bombeiros, PSP, GNR, Hospitais, etc.).
Os resultados obtidos foram excelentes! A equipa da Peninha, ainda em território Cascalense, constituída pelo Luís Valadas (CT1DTE), Carlos Ferreira (CT1DYH), Mónica Marques (CT5JLD) e Michael Braz (CT1IDJ), que somando grande experiência de SOTA instalou uma estação que permitiu contactos em VHF, UHF e D-STAR e que tinha como missão coordenar a rede.
Na Sede (CS5ARLC) o José Manteigas (CT1EFN) , Jose Taborda (CT1EGT) e a Sofia Ferreira (CR7AKX) controlaram as comunicações em VHF.
Foram constituídas 10 equipas móveis:
1 – Gonçalo Springer (CT2GQI) -> Alcabideche, Zona do Guincho e Biscaia
2 – Adalberto Marques (CT1EXK) -> Estoril
3 – José Cândido (CT5JYU) e José Rodrigues (CR7AJF) -> S. D. Rana e Carcavelos
4 – João Gomes (CT2GOW) -> S. D. Rana e Parede
5 – Joaquim Pereira (CT4HN) -> Cascais
6 – Cláudio Silva (CT2KBX) -> Murtal (Sede dos Escuteiros)
7 – Hugo Barata (CT2HMX) -> Aeroporto Lx
8 – José Cardoso (CT1EDP) -> Malveira da Serra
9 – Fernando Silva (CT7ABO) -> Aeródromo de Tires
10- Paulo Vieira (CT1FCI) -> Zona da Parede
Estas equipas foram o pilar fundamental de todo o exercício sendo de salientar a elevada eficiência com que chegaram aos locais designados e estabeleceram os contactos com a Peninha. As conclusões, no final, foram unanimemente positivas quanto ao êxito do teste de cobertura. Vamos, agora, pensar no que podia ter sido melhorado e no que se poderia ter feito mais ou de forma diferente.
Um especial destaque ao José Taborda (CT1EGT) pela planificação e organização deste exercício.
Parabéns a todos e obrigado pelo esforço, tempo e empenho que dedicaram à nossa ARLC!