ARLC no Jornal do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalves de Azevedo
O simulacro de emergência rádio ocorrido na Escola Básica de Tires nº 2 – Matos Cheirinhos no passado dia 17 de novembro de 2017 aos alunos do 4º ano foi alvo de notícia no Jornal do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalves de Azevedo que aqui partilhamos.
Artigo reportagem sobre Simulacro de Emergencia Radiocapa de jornal do agrupamento
“Simulacro de Emergência Rádio – No passado dia 17 de Novembro realizou-se na Escola Básica Tires 2, com os alunos do 4º ano uma atividade de formação/exercício promovido pela Associação de Radioamadores de Cascais, ARLC, designada “Simulacro de Emergência Rádio”.
Em sala é explicado aos alunos a importância de ser radio operador numa situação de emergência ou catástrofe, e, como falham e posteriormente são restabelecidas as comunicações.
Já na parte prática são criados grupos de 6 elementos onde cada grupo é dividido em 2 subgrupos: unidade móvel e unidade de comando. São equipados a rigor com coletes de identificação de RADIO OPERADOR, cartão de identificação e um equipamento de comunicações móvel (radio). É criado um cenário de catástrofe com uma maqueta LEGO e é pedido aos elementos do grupo móvel que sejam capazes de descrever esse mesmo cenário via rádio para a unidade de comando, tudo em situação de dificuldade acrescida tornou o plano de ensino mais completo dado que se trata de uma temática presente no currículo, contribuindo assim para uma consolidação da matéria de uma forma inovadora, diferente e mais divertida.
A Associação de Radioamadores de Cascais ARLC mostrou toda a disponibilidade para repetir esta iniciativa sempre que as escolas do Concelho entendam oportuno.
José Cândido”