Encontro com a Tertúlia em Coimbra
O dia 27 de julho, fica marcado por um evento realizado entre 2 associações que não podia ter corrido melhor, cheio de alegria, convívio e troca de experiências. Desde já agradecer, a forma calorosa e alegre como a Trgm Tertúlia nos recebeu nas suas instalações em Antanhol, perto de Coimbra.
Foi mostrado a comitiva que seguiu de Cascais, as suas salas de trabalho, o seu museu e Estação de Rádio. De seguida a ARLC fez uma pequena apresentação sobre o nosso trabalho na área da radio localização, na vertente Foxhunting: como começamos, com que material, nas escolas e nos escoteiros e com que dificuldades, deu também a conhecer o trabalho e a equipa extraordinária que está por de trás de todo este sucesso que tem sido a RDF Caça à Raposa Arlc.
Depois da apresentação, fizemos uma oferta á Tertúlia de duas Radiosondas modificadas para que também a Trgm possa organizar as suas “caçadas”.
Com o andar da manhã trocamos muitas conversas, projetos e ideias e do nada já estávamos todos á mesa de volta de uma enorme sardinhada.
Já depois do almoço e com as “Raposas” escondidas, foram organizados os grupos e partiram nas suas buscas num circuito que rondava os 2500 metros de distância. Foi muito interessante observar quem nunca tinha feito Foxhunting, a forma como evoluía de raposa em raposa: avaliar sinais, posicionar a antena, o trabalho de campo e a forma como operavam o conjunto rádio/antena. Podémos também observar que antenas com 4 elementos, ou com 8, ou bem feitas ou mal feitas, todas elas, claro, umas melhore outras pior, conseguiram direcionalidade, e com a melhor prestação, avaliada pelo grupo ARLC, o nosso colega Rui Pedro com a suas yagi de 4 elementos mostrou o seu a vontade nas buscas de sinais.
No final a opinião foi unânime: Não podia ter corrido melhor com todos satisfeitos com o convívio e a “caçada”. Ficou registada a vontade de repetir com mais radioamadores e mais associações. Parabéns a todos.
Ficam algumas fotos do dia 27, a reportagem no Diário de Coimbra, tanto no jornal como a reportagem vídeo do evento, onde foi muito bem explicado o que é o Foxhunting.
Deixo link da reportagem na primeira mensagem – https://youtu.be/qYPRYwsxDcw?feature=shared